segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Inscrições para o curso de Especialização em Antropologia



O Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere/Uesb) comunica a abertura de inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-Brasileiras. O curso é gratuito e será realizado em Jequié, a partir de março de 2013. Têm como público os portadores de diploma de nível superior, que tenham interesse acadêmico e profissional na temática.

As inscrições podem ser feitas até 21 de dezembro de 2012, na Coordenação de Pós-Graduação do campus de Jequié, das 8 às 12 horas ou das 14 às 18 horas. Os candidatos podem se inscrever, também, através dos Correios, desde que as inscrições sejam postadas até o último dia do prazo.

Acesse as informações sobre a documentação exigida, requisitos de inscrição e o período de processo seletivo, através do Edital 221/12. Contatos com o Odeere pelo telefone (73)3528-2669 ou e-mail odeere_uesb@hotmail.com

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Odeere, aqui a gente se vê



O trabalho com Linguagens Visuais, Memória e Cultura nos projetos Odeere, por mais de cinco anos, tem cumprido um papel importante no registro da participação afrodescendente em Jequié e região.

Ao longo desse tempo, realizamos várias produções em foto e vídeo a partir das imagens concebidas nos desfiles cívicos, nas viagens de campo, manifestações tradicionais, feiras livres... Essas experiênciasse ampliaram na construção de um acervo visual no contexto das atividades do Odeere.Mostrando-se eficaz para se pensar e resgatar a memória e cultura da matriz africana e estimular os professores dos cursos de extensão a utilizar as tecnologias geradoras de imagens na produção do seu próprio material didático.

Mediados pelo Prof. Dr. Edson Ferreira, Prof.Ms. Antonio Argolo e Prof. Manuel Dhemmys, tal expediente possibilitou novas aberturas e atualmente consagra a ideia de equipe, visando produzir multiplicadores. Foi com esse propósito que apresentamos o minicurso“Linguagens Visuais e Cultura: experiência com a produção de acervo voltado para educação das populações afro-brasileiras no Odeere”. Durante cinco dias, várias pessoas se incumbiram de registrar as atividades e montar uma produção visual para nos mostrar qual é a imagem dos eventos produzidos no âmbito Odeere/Uesb.

Sendo assim, cumpre-nos compartilhar parte desse acervo visual. Devido às inúmeras limitações algumas atividades não puderam ser contempladas. Entretanto, ficamos felizes como o resultado da nossa proposta e esperamos que nos próximos eventos possamos amenizar essa dificuldade.


Antonio Argolo

sábado, 17 de novembro de 2012

Noite de abertura dos eventos de Educação, Cultura e Relações étnicas


Ontem à noite o cantor/compositor Mateus Aleluia abriu oficialmente a programação dos eventos de educação, cultura e relações étnicas do Odeere/UESB.

Na sua conferência “Cantando e conversando com a ancestralidade”, Mateus apresentou ao público presente um vasto repertório de suas canções que ele intitula de sacra e barroca. Ainda nos presenteou com sua poética a história dos negros no cotidiano do Recôncavo baiano.

Ainda nesse primeiro dia de eventos tivemos as performances de danças e teatrais. Incluindo a apresentação da peça “Solano Trindade – uma alma negra”, com o Grupo sergipano ParlaCÊNICO.

Hoje pela manhã seguem os minicursos. A partir da tarde teremos as primeiras apresentações de trabalhos e mesas redondas nas seguintes Sessões de Comunicação: Linguagens Visuais e Cultura: imagem, comunicação e radiodifusão; Ações afirmativas, Movimentos sociais e Práticas jurídico-penais dispensadas aos afro-brasileiros; Etnociência e Diversidade cultural.

Nota: as fotografias dos eventos serão postadas no decorrer da próxima semana.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mateus Aleluia será a atração de abertura dos eventos do Odeere/Uesb


Começa amanhã, 16 de novembro, o III Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas e da VIII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira. Os eventos marcam o calendário de culturas afro-indígenas do Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE/UESB) e se encerra no dia 20, quando se comemora o “Dia Nacional da Consciência Negra”.

Como sempre, a programação está configurada em mesas redondas, mostras de vídeos, minicursos, oficinas, palestras, apresentação de trabalhos, apresentações artísticas e conferências... Vinculadas em dez Sessões de Comunicação.

O cantor/compositor Mateus Aleluia – remanescente do Grupo  “Os Tincoãs” será a atração de abertura oficial dos eventos. Apresentando a conferência musicada “Falando e cantando com a ancestralidade”, na noite da sexta-feira, no Auditório Wally Salomão, UESB, Campus de Jequié.

Mateus Aleluia é natural da cidade de Cachoeira (Recôncavo baiano). É o único representante vivo da formação original do conjunto musical “Os Tincoãs”, um dos mais importantes grupos vocais negros que se destacaram no cenário nacional durante as décadas de 70 e 80. Entre suas canções de co-autoria estão “dois dois” e “cordeiro de Nanã”, esta incluída na trilha sonora da novela Senhora do destino, rede Globo. Juntamente com Carlinhos Brow compôs a canção “Maibê dandá” e desde 2010 apresenta um trabalho solo intitulado “Cinco sentidos”.

Essa é a segunda vez que Mateus Aleluia participa das atividades dos eventos do ODEERE. Isso reforça a credibilidade das discussões sobre educação, culturas e relações éticas que ODEERE promove em Jequié e região. Lembrando que a Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira é celebrada todos os anos desde 2005. Já o Encontro Estadual de Educação acontece a cada dois anos. Várias personalidades da cultura afro-brasileira já passaram por aqui. Entre elas, Luiza Bairros, atual Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade, na época ocupando a pasta de Secretária da SEPROMI.

Antonio Argolo
Coordenação de Comunicação dos Eventos