quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Odeere inscreve para cursos de extensão

Professores e alunos do curso de Extensão em Educação e Culturas Indígenas
do Odeere/Uesb - 2013. Foto: Argolo
O Odeere/Uesb comunica a abertura de edital para inscrição nos cursos de extensão a serem realizados no Campus de Jequié/BA. Serão oferecidas 300 vagas divididas entre três cursos, com carga horária de 180 horas:

Educação e Culturas Afro-Brasileiras – 10 módulos com aulas mensais, visando desenvolver estudos sobre a história e cultura das populações africanas e afro-brasileiras;

Educação e Culturas Indígenas – 10 módulos com aulas mensais, visando apresentar e discutir aspectos relacionados às culturas indígenas;

Didática para o Ensino de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras – 9 módulos, com aulas mensais, voltado para o público egresso da extensão, visando desenvolver atividades didático-metodológicas que contribuam para a formação de educadores atuantes nessas áreas de discussão;

A abertura das atividades esta programada para o dia 21 de março deste, culminando com o X Encontro de Combate à Discriminação Étnica. Já nos dias 22 e 23 terá início as aulas do primeiro módulo referente às Linguagens Visuais e Cultura.

As inscrições dos cursos da extensão estão sendo realizadas, das 7 às 13 e das 14 às 18 horas, no espaço do Odeere (bairro Pau Ferro) e também na sua sala, andar superior do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (Cap/Uesb). 

Os interessados de outras cidades devem preencher a ficha de inscrição, clicando neste link e depois no nome específico de cada curso.  Em seguida, devem encaminhar a ficha ao e-mail: odeere_uesb@hotmail.com. Mais informações, entre em contato com o Odeere pelo telefone (73)3526-2669 ou no e-mail já citado.


Antonio Argolo – Coordenação da Extensão

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Stuart Hall, pai do multiculturalismo, morre em Londres

O Portal Correio Nagô anunciou o falecimento do sociólogo jamaicano Stuart Hall, 82 anos, nesta segunda-feira (10/02/2014).

Stuart Hall é considerado o pai do multiculturalismo e tornou-se um dos pensadores negros mais importantes, responsável pelas teorias sobre o campo cultural.

Entre seus livros têm atenção especial "Identidade Cultural na Pós-Modernidade" e "Da Diáspora: Identidade e Mediações Culturais". Nessas obras ele pontua, inclusive, algumas questões a respeito das representações das identidades culturais nas comunicações midiatizadas.

De acordo com Hall, a partir da interface dos mass media as relações entre tempo e espaço torna-se cada vez mais dinâmicas. Sendo possível acessar diferentes produções culturais de várias partes do mundo; por sua vez tornando o mundo mais próximo e instantâneo.

Esse poder de comunicação da mídia tende afetar as relações humanas e influi nas formas como as identidades culturais são construídas nas sociedade pós-modernas.

Stuart Hall também rebate os pensamentos reprodutivistas. Ele reconhece que a cultura são formas simbólicas e, como produtores, os seres humanos não são passivos diante das mensagens da mídia. Entretanto, admite que os meios de comunicações são aparelhos ideológicos, responsáveis pela manutenção do poder.

Sua mensagem mais importante se aplica ao uso democrático dos mass media. Concordo com Hall, que as identidades culturais excluídas precisam sair da condição de receptora para assumir o papel de protagonista. Destarte, é necessário se apropriar da mídia para difundir e reafirmar suas posições culturais.

Veja mais sobre Stuart Hall...

Antonio Argolo Silva Neto