domingo, 20 de novembro de 2016

Semana da Pertença termina hoje, o evento acontece no Museu Histórico de Jequié


Hoje (20/11) é uma data importante para a história brasileira, comemora-se o Dia da Consciência Negra.

Aqui em Jequié a data é celebrada pela Semana da Pertença Afro-Brasileira através do ODEERE/UESB. Devido a ocupação da UESB, o evento está sendo realizado no Museu Histórico de Jequié e termina no final da tarde de hoje (20).

Em entrevista ao jornalista Souza Andrade - Jequié FM, o Prof. Dr. Edson Dias Ferreira, um dos organizadores do evento, falou sobre o 20 de novembro.

Para ele existem dois aspectos importantes nessa data: a descriminalização de um ato de resistência pelo reconhecimento da luta do negro e de várias etnias pela figura de Zumbi dos Palmares; o Brasil se lembrar que a sociedade não foi feita apenas de um grupo que detém o poder, mas de vários seguimentos que, via de regra, nem sempre estão representados nos espaços de comandos do país...
Confirma trecho da entrevista neste link.


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

ODEERE/UESB apresenta tradicional Semana da Pertença em Jequié, período 16-20/11

Foto: Jeane Argolo

O Órgão de Educação e Relações Étnicas ODEERE/UESB está apresentando, entre 16 a 20/11, o evento tradicional XII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira.

Devido a ocupação da UESB/Jequié, neste ano a programação está sendo oferecida em vários espaços fora da instituição. Segundo os organizadores o evento precisou acontecer porque já havia uma logística formatada, inclusive com a aquisição de passagens, hospedagem e confirmação da participação de professores que residem em outras cidades.

Nesse sentido, a Semana da Pertença sob o tema "Etnicidade e Empoderamento: Simbolismos, Oralidades e Identidades" está sendo oferecida em espaços parceiros como o Museu Histórico de Jequié, nas unidades do CRAS e somente algumas atividades específicas ocorrem na sede do ODEERE.

O evento finaliza no domingo (20) final da tarde. Ainda dá tempo para participar como ouvinte. Confira a programação aqui.


terça-feira, 4 de outubro de 2016

Vitrine apresenta entrevista sobre a Lei 10639/03

Nessa semana (04/10) o programa Vitrine entrevistou a Profa. Dra. Marise de Santana (UESB). A conversa focou a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira, previsto pela Lei 10639/2003. Vale a pena conferir o vídeo.

Aberta a seleção do Mestrado em Relações Étnicas

O Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) abriu novo processo seletivo para o curso de Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade, com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade.

O Mestrado é ligado ao Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE/UESB) e funciona no Campus de Jequié.

Para participar da seleção os interessados devem se inscrever de 01 a 31/10/2016, conforme estabelece o Edital 138/16. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na página do Programa, link abaixo.

É preciso ficar atento à documentação necessária, bem como as informações relacionadas às etapas do processo seletivo, detalhadas no Edital, que rege a seleção.

Para mais informações, entre em contato com o Programa pelo e-mail ppgrec@uesb.edu.br ou por telefone (73) 3526-2669. Página do programa.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Abertas as inscrições para a XII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira - ODEERE/UESB, Jequié


O Órgão de Educação e Relações Étnicas ODEERE/UESB, está promovendo a XII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, tendo como tema: "Etnicidade e Empoderamento: Simbolismos, Oralidades e Identidades". O evento é organizado pelo Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e será realizado entre 16 a 20 de Novembro de 2016, Campus de Jequié.

Já estão abertas as inscrições com submissão de trabalho (até 15/10, valor R$ 25,00) e para ouvinte (até 17/11, valor R$ 20,00). Veja mais informações sobre inscrição, formato para submissão de propostas de trabalho, minicursos, oficinas, mostra fotográfica, mostra de vídeo e atividades artísticas no link abaixo.

Objetivos da XII Semana da Pertença: estudar grupos étnicos socialmente discriminados; promover discussões que propicie reflexões acerca dos processos históricos de empoderamento dos grupos étnicos em especial os negros e indígenas; propiciar possibilidades de reflexões acerca das desigualdades sociais; refletir acerca da implantação e implementação das Diretrizes Curriculares para o ensino das Relações Étnicas no tange ao ensino de História e Culturas africanas, afro-brasileiras e Indígenas; refletir acerca das Diretrizes Curriculares para o ensino de Educação Quilombola; Debater sobre os limites e possibilidades na formação docente para o ensino de Gênero e Diversidade Sexual; debater sobre legados africanos, em especial, terreiros e quilombos; criar possibilidades de encontro entre academia e populações ciganas , de terreiros e indígenas; propiciar debates culturais e raciais sobre populações e conteúdos afro-brasileiros entendendo os mesmos como conteúdo da cultura brasileira; ampliar os espaços para o debate de pesquisas, propostas e reflexões com temas das Relações Étnicas.

Essas discussões serão realizadas em dois Grupos de Trabalhos (GT's): GT01- Etnicidades, Educação e Memória e no GT02- Etnia, gênero e diversidade sexual. Inclusive incluindo em sua programação atividades de palestras, minicursos, oficinas e atividades artísticas. A expectativa é reunir interessados pelas temáticas, pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas de conhecimentos, professores e professoras dos diversos níveis de escolaridade, visando dar visibilidade e intercambiar os conhecimentos produzidos.

Contatos do ODEERE/UESB - Jequié
Tel: (73) 3526-2669
Página do evento: http://www.uesb.br/eventos/pertenca/
E-mail: pertencaodeere@gmail.com

sábado, 24 de setembro de 2016

Domingo (25/09) tem caruru no ODEERE

O ODEERE/UESB apresenta neste domingo (25/09) o seu tradicional caruru de Cosme Damião, Erês, Wunjes e Ibejis. O evento começou a ser preparado desde sexta-feira passada pelos alunos do Mestrado e da Extensão.
Essa é uma festa acadêmica muito esperada pela comunidade. Até porque a festa resgata a importância da cultura tradicional em nossa região. Quem quiser doar algum alimento basta entre em contato com o ODEERE no tel.; 3526-2669.
No domingo à tarde será realizada a celebração do festejo que é gratuito e aberto à toda comunidade. Participem!

sábado, 17 de setembro de 2016

Revista ODEERE abre chamadas de publicação de artigos acadêmicos até 30/09

O Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB) está preparando o segundo número da sua revista eletrônica. Nosso tema é "Dossiê 2016.2: Perspectivas estudantis sobre a educação escolar indígena".

A revista recebe em fluxo contínuo trabalhos inéditos e originais desenvolvidos em torno das discussões sobre etnicidade, relações étnicas, gênero e diversidade sexual.

Mais informações sobre a publicação, consulte seus organizadores acessando o site da revista neste link.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Mestrado anuncia o primeiro número da Revista ODEERE

Saiu o primeiro número da Revista ODEERE do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – PPGREC.
Esta edição traz como foco o Dossiê: Áfricas e culturas: sociabilidades e política no continente africano.
A revista é produzida pelo Mestrado PPGREC/UESB, Campus de Jequié, e organizada pelos professores Washington Nascimento (UERJ), Raquel G. A. Gomes (UNICAMP) e Angela Fileno (UNG).
Acesse a publicação on-line neste link.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Aberta oficialmente a banca de defesa do PPGREC


O Órgão de Educação e Relações Étnicas - ODEERE/UESB, iniciou hoje à tarde (25/07) as bancas do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade - PPGREC. Um momento importante para a instituição até porque essa é a primeira turma a ser apresentar. Trazendo, portanto, o resultado das pesquisas desenvolvidas no Mestrado, recém-criado em Jequié, julho de 2014.
A mesa de abertura foi formada pela Prof. Dra. Marise de Santana/UESB (coordenadora do PPGREC), Profa. Dra. Maria de Fátima di Gregório (orientadora), Profa. Dra. Cláudia de Faria/Faculdade de Ruy Barbosa, Profa. Dra. Sandra Suely de Oliveira/UESB.
Logo após, teve inicio a apresentação da banca com o mestrando Antonio Rocha Silva. Antonio defendeu o tema "A Monoparentaliedade em Mulheres Negras: tensões entre identidade e reconhecimento nas tramas de relações sociais".
Em seguida também tivemos a defesa de Magali Silva de Oliveira. O tema discorrido por ela foi "Educação das Relações Raciais e a Matemática Escolar: desafio de uma prática educativa libertadora". Dissertação orientada pelo Prof. Dr. Valmir Henrique de Araújo - UESB (orientador).
Lembrando que todas as apresentações são abertas para o público. Essas atividades serão retomadas amanhã, por volta das 10:00, na sede do ODEERE/UESB, Jequié. Confira a lista aqui 



sábado, 23 de julho de 2016

Convite para defesa de dissertação da primeira turma (2014.2) do Mestrado PPGREC/UESB


PROGRAMAÇÃO - Bancas do Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade/PPGREC (1ª turma)
Local: ODEERE/UESB, Rua João Rosa s/nº, Pau Ferro – Jequié/BA
Data: entre 25 a 30 de julho de 2016
Emily Alves Cruz Moy
A REZA DE MÃE VEVA E SUAS PERTENÇAS: memória, identidade e cultura da Palmeirinha.
Profa. Dra. Ana Angélica Leal Barbosa - UESB (orientadora)
Dia 25/07 às 09 horas
Antonio Rocha Silva
A MONOPARENTALIEDADE EM MULHERES NEGRAS: tensões entre identidade e reconhecimento nas tramas de relações sociais.
Profa. Dra. Maria de Fátima Araújo di Gregório - UESB (orientadora)
Dia 25/07 às 14 horas
Magali Silva de Oliveira
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS E A MATEMÁTICA ESCOLAR: desafio de uma prática educativa libertadora.
Prof. Dr. Valmir Henrique de Araújo - UESB (orientador)
Dia 25/07 às 16 horas
Ivana Karoline Novaes Machado
CULTUANDO A ESSÊNCIA DOS QUE SE FORAM: o candomblé no sertão dos maracás.
Prof. Dr. Italmar Pereira de Aguiar - UESB (orientador)
Dia 26/07 às 10 horas
Lucas Bonina Trindade
AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: estudo no centro de formação de professores – CFP/UFRB numa perspectiva de raça e classe.
Prof. Dr. Benedito Gonçalves Eugênio - UESB (orientador)
Dia 26/07 às 14 horas
Eudes Batista Siqueira
HOJE É DIA DE FESTA N’ARUANDA: identidades étnicas, simbolismo e ancestralidades no Ilê Axé Orussalê.
Profa. Dra. Marise de Santana - UESB (orientadora)
Dia 26/07 às 16 horas
Lúcia Ferraz Varges de Souza
IDENTIDADES NEGRAS E PROCESSOS SUBJETIVOS NA INFÂNCIA: formas de enfrentamento do racismo.
Profa. Dra. Regina Marques de Souza Oliveira - UFRB (orientadora)
Dia 27/07 às 16 horas
Martha Maria Brito Nogueira
MULHER NEGRA E EMPODERAMENTO: trajetórias e memórias de dona Dió do acarajé na cidade de Vitória da Conquista.
Profa. Dra. Ana Cláudia Lemos Pacheco - UNEB (orientadora)
Dia 29/07 às 09 horas
Abílio Mendes de Almeida
MASCULINIDADE NO JAGUNÇO RIBOALDO: uma perspectiva étnco-gendrada.
Profa. Dra. Adriana Maria de Abreu Barbosa - UESB (orientadora)
Dia 29/07 às 15 horas
Jaqueline Maria Santos
HISTÓRIA E MEMÓRIAS DAS PARTEIRAS: saberes da arte de partejar um olhar à etnicidade e identidade.
Profa. Dra. Raquel Souzas - UFBA (orientadora)
Dia 29/07 às 18 horas
Camila Pina Brito
JÁ É NEGRO E AINDA QUER SER TRAVESTI? – gênero e raça nas vivências universitárias de mulheres trans.
Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza - UESB (orientador)
Dia 30/07 às 09 horas

terça-feira, 12 de julho de 2016

Luiza Bairros (ex-ministra da Igualdade Racial), deixa importante legado à população negra de todo o país

Luiza Bairros (terceira à esquerda) na abertura do
I Encontro de Educação/Jequié (2008). Foto: Prof. Patel
O Portal G1 acaba de publicar a morte da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza Helena de Bairros. Luiza morreu em Porto Alegre (RS) nesta terça-feira (12/07) em virtude de um câncer de pulmão.
A informação foi confirmada por lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) ligadas à ex-ministra, que se preparam para anunciar o velório e sepultamento.
Luiza Bairros foi ministra do governo de Dilma Rousseff entre os anos de 2011 e 2014, antes também contribuiu como Secretária da Promoção da Igualdade em Salvador. 
Em 2008, Luiza esteve presente em Jequié participando da mesa de abertura do I Encontro Estadual de Educação da Pertença Afro-Brasileira. O evento foi realizado pelo ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas da UESB. A sua presença foi importante para fortalecer a implantação da Lei 10.639 através do ODEERE nas escolas municipais de Jequié
Gaúcha de Porto Alegre, Luiza mudou para a Bahia após ter contato como o Movimento Negro Unificado. Era mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em sociologia pela Michigan State University. O seu falecimento deixa uma grande lacuna para as discussões sobre as ações destinadas à população negra de todo o Brasil.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Extensão em Educação e Culturas Indígenas: inscrições abertas

Aula de campo da extensão/2015, Olivença. Foto: Antonio Argolo
O Órgão de Educação e Relações Étnicas com ênfase em Culturas Afro-brasileiras (ODEERE) da UESB, campus de Jequié, acaba de abrir inscrições para o curso de extensão em Educação e Culturas Indígenas.

O curso é divido em cinco módulos e contempla 100 vagas, com carga horária de 120 horas, a ser realizado no mês de agosto 2016.
A proposta do curso é desenvolver conhecimentos sobre a História e Cultura dos povos indígenas por meio das disciplinas Antropologia das Populações Afro-brasileiras, História e Culturas indígenas no Brasil e na Bahia. Todos os participantes do curso participarão das atividades promovidas pelo ODEERE na “XII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira”, de 16 a 20 de novembro.
As inscrições podem ser feitas na sede do ODEERE, Rua João Rosa, S/Nº, bairro Pau Ferro, ou na sala do CAP/UESB. Expediente de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Os interessados de outras cidades poderão preencher a ficha de inscrição no link abaixo. Informações no telefone (73) 3526-2669 ou pelo e-mail odeere@uesb.edu.br.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Exposição fotográfica retrata festejos do caruru do ODEERE a partir do viés cultural e pedagógico

Entre os dias 09 a 29/04, o Centro de Cultura ACM estará exibindo a Exposição Fotográfica Subjetividades Poéticas do Caruru do ODEERE/UESB. A exposição tem entrada franca, foi selecionada pelo edital da Secretaria de Cultura da Bahia e apresenta 50 fotografias captadas por Antonio Argolo e Diego Santos Britto em 2014 e 2015 no caruru do ODEERE, Campus de Jequié.
De acordo com os expositores, o objetivo é proporcionar ao público uma compreensão da linguagem poética do Caruru, enquanto resgate da cultura tradicional e instrumento pedagógico para a educação contemporânea. Esta última fundamentada nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que inclui a história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar.
O Caruru do Odeere
Trata-se de uma festa acadêmica, marcada pelo simbolismo cultural e religioso, que acontece todos os anos, última semana de setembro em Jequié.
O festejo faz parte calendário cultural dessa região em comemoração aos santos Cosme e Damião, Erês, Ibejes e Wunjes. Com essa composição ele atende as atividades pedagógicas dos cursos de Extensão e Pós-Graduação do ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas da UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Durante um final de semana professores e alunos participam na produção do caruru através das aulas de simbolismo e de culinária. Portanto, tornando-se importante como resgate das tradições e também pela sua referência educativa. Até porque esses cursos se propõem a qualificar os professores para trabalhar os temas relacionados à cultura afro-brasileira e indígenas nos espaços escolares.
Todos os alimentos são doados e preparados durante as aulas. No dia de celebração do festejo, o caruru é servido gratuitamente à comunidade local. É um momento em que as pessoas falam também do sentido que a festa representa nas suas experiências de vida.
Portanto, a exposição visual do caruru torna-se importante para evidenciarmos a contribuição dos povos africanos e indígenas na formação cultural do Brasil. Muito embora, essas referências estejam presentes no cotidiano e no comportamento da sociedade, às vezes, tornam-se silenciadas por desconhecermos a nossa própria história.
 Programação da exposição
A exposição é formada de 50 registros fotográficos, contemplada pelo Edital de Cultura do Estado da Bahia, que estarão em exibição no Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães.
Jequié/BA, 09 a 29/04/2016.
Responsáveis
– Diego Santos Britto. Fotógrafo, graduando de Pedagogia pela UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
E-mail: diegosabr@hotmail.com
– Antonio Argolo Silva Neto. Curadoria, Professor graduado em Pedagogia, Especialista em Educação com Ênfase em Cultura Afro-Brasileira (UESB); Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: dxargolo@yahoo.com.br
– Jocelma de Oliveira. Produtora Cultural, graduanda em Pedagogia pela UESB. E-mail: sel-oliver@hotmail.com
– Henrique Passos. Apoio e montagem. E-mail: henrique.spassos@outlook.com
Realização
Linguagens Visuais: Memória e Cultura – grupo de estudo vinculado à área de concentração em Desenho e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade (PPGDCI), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O seu principal objeto é reunir professores e pesquisadores para discutir e realizar produções visuais relacionadas ao registro de imagens e sua importância na análise de questões que envolvam o homem e sua produção cultural.

terça-feira, 22 de março de 2016

Dia de Combate à Discriminação Étnica e Racial é celebrado com homenagem pela Câmara Municipal de Vereadores Jequié

 
Texto e fotos: Prof. Ms. Antonio Argolo.

A Profa. Dra. Marise de Santana é a mais nova cidadã jequieese. A cerimônia de entrega do título aconteceu ontem (21/03), às 19:00, na Câmara Municipal de Vereadores de Jequié, através do Decreto 02/2015, de autoria do Vereador Pé Roxo (PT).

Durante o evento, a plenária esteve repleta de pessoas da comunidade, das entidades sindicais, dos vereadores, professores da UESB, comunidade ODEERE e de outras instituições acadêmicas do país. Após a sessão especial a confraternização se prolongou, pelo resto da noite, na sede do órgão onde ocorreu um jantar de agradecimento.

Trajetória da homenageada
Marise de Santana é natural de Candeias/BA e atua, desde 1995, como professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Jequié.

Durante as suas intervenções nas disciplinas de Antropologia e Didática percebeu a necessidade de criar um grupo de pesquisa para discutir, entre outros assuntos, a Lei 10.639/03. A referida legislação federal autoriza a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares. Posteriormente essa discussão também inclui o conhecimento indígena (Lei 11.645/08).
Nesse sentido, em 2004 foi fundado o Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE/UESB. O órgão começou a funcionar com uma especialização e vários cursos de extensão para atender a qualificação dos professores de Jequié e da região e lidar com a nova necessidade pedagógica.

Com essa proposta, Jequié foi a primeira cidade do interior baiano a implementar a legislação nas escolas da rede municipal. Atualmente, as ações do ODEERE se fortaleceram em oferecer quatro cursos de extensão, um calendário de atividades voltado à cultura tradicional, à educação e à diversidade além de um curso de Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade.

A importância do título para Jequié e região
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em referência ao massacre ocorrido em 1960, quando a população negra da África do Sul protestava contra as políticas de segregação racial do apartheid.
Aqui em Jequié, o 21 de março é lembrado, todos os anos, pelo início das atividades letivas do ODEERE/UESB.

Muito embora a cidade seja reconhecida pelas contribuições de várias etnias, ainda hoje os meios formadores de opinião tentam atribuir à Jequié uma condição de cidade branqueada. E, portanto, deixa de reconhecer a história e cultura dos indígenas e da população negra, esta última muito presente no cotidiano da sociedade.

Ao receber o título conferido pela Câmara Municipal de Vereadores, a Profa. Marise discursou afirmando que esse reconhecimento se estende à população de Jequié. Em especial aquelas que passaram pelo ODEERE ajudando-na a pensar as ações afirmativas, o reconhecimento e a visibilidade do negro e dos indígenas nessa sociedade.

E com isso, conclui que a participação do ODEERE tem sido importante não apenas em despertar a afirmação da identidade dessas populações. Mas, também, permitindo resgatar seu legado cultural, pensar a participação e a luta do negro, bem como o combate à discriminação étnica e racial em Jequié e região.


quinta-feira, 17 de março de 2016

ODEERE/UESB convida a comunidade para a cerimônia de entrega do título de cidadã jequieense

O ODEERE/UESB convida a comunidade para participar da cerimônia de entrega do título de cidadã jequieense à Profa. Dra. Marise de Santana. A solenidade ocorrerá na segunda-feira (21/03), às 19:00, na Câmara Municipal de Vereadores de Jequié.

Marise de Santana é natural de Candeias/BA e atua, desde 1995, como professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Campus de Jequié.

Durante as suas intervenções nas disciplinas de Antropologia e Didática percebeu a necessidade de criar um grupo de pesquisa para discutir, entre outros assuntos, a Lei 10639/03. A referida legislação federal autoriza a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares.
Nesse sentido, em 2004 foi fundado o Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE/UESB. O órgão começou a oferecer vários cursos de extensão para atender a qualificação dos professores de Jequié e da região para lidar com a nova necessidade pedagógica. E, com isso, Jequié foi a primeira cidade baiana a implementar a Lei 10639 nas escolas da rede municipal. Esses argumentos ainda favoreceu ao projeto dos professores do antigo Colégio Duque de Caxias em transformá-lo em Escola Quilombola Dr. Milton Santos.
Atualmente o ODEERE oferece quatro cursos de extensão, um calendário de atividades voltado à cultura tradicional, à educação e à diversidade além de um curso de Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade.
 
Segundo a Profa. Dra. Marise de Santana essa homenagem de autoria do Vereador Pé Roxo (PT), a ser recebida na Câmara de Vereadores, se estende à todas as pessoas que, ao longo dos tempos, ajudaram-na a construir o ODEERE.
 
Portanto, fica reforçado o convite para nos fazermos presentes na sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores às 19:00 de segunda-feira (21/03).

Odeere anuncia dois eventos em celebração ao Dia de Combate à Discriminação Étnica e Racial, 18 a 21/03

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
ÓRGÃO DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICAS - ODEERE

II Seminário do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade
XII Encontro de Combate à Discriminação Étnica e Racial

PROGRAMAÇÃO
18 de março de 2016
8h às 18h – Bancas de Qualificação
8h – Reunião Ampliada do Mestrado
11h – Reunião do Colegiado do Mestrado
14h – Reunião com os Alunas(os) do mestrado

17h às 19h – Inscrição do Evento (Local: Anfiteatro – Pav. Manoel Sarmento)
19h as 22h – Mesa Redonda: Pan Africanismo, africanidades, linguagens visuais e gênero.
Prof. Dr. Edson Dias Ferreira - UEFS (Coordenador da Mesa)
Profª. Drª. Joanice Santos Conceição - UFF
Profª. Drª Ana Claúdia Lemos Pacheco - UNEB
Prof. Dr. Washington Santos Nascimento - UERJ

19 de março de 2016
8h às 18h – Bancas de Qualificação
08h às 10h – Mesa Redonda: Gênero, raça e diversidade sexual
Profª. Drª. Maria de Fátima Araújo Di Gregório (Coordenadora da Mesa)- (UESB)
Profª. Drª Cláudia de Faria Barbosa (UESB)
Profª. Drª Raquel Souzas – UFBA
10h às 12h – Mesa Redonda: Educação das relações étnicas
Profª. Drª Jeanes Martins Larchet - UESC
Profª. Drª Zoraya Maria de Oliveira Marques - UNEB
Profª. Drª Maria das Graças Bispo - UESB
Profª. Drª Marise de Santana – UESB (Coordenadora da Mesa)
14h às 18h – Mesa Redonda: Diversidade de gênero, sexual e artes africanas.
Prof. Dr. Anderson Ferrari - UFJF
Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Fernandes - IFBA
Profª. Drª Maria Aparecida de Oliveira Lopes - UFSB
Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza – UESB (Coordenador da mesa)

14h às 18h – Atividade do Projeto Erê
Filme – Lápis de cor
Mestrando Gimerson Roque Prado Oliveira – PPGREC/UESB

20 de março de 2016
8h às 18h – Bancas de Qualificação
8h às 18h – Trabalhando com os Erês – (atividade do projeto com as crianças)
Alunas(os) do curso de Pedagogia – III Semestre Noturno
Antonia Ferreira de Souza - ODEERE
Manoel da Silva Santana - ODEERE
8h às 11h – Mesa Redonda: Ensino, pesquisa e extensão em cidades do Sul, Sudoeste e Recôncavo da Bahia.
Profª. Ms. Antonieta Miguel (UNEB)
Profª. Drª Joceneide Cunha dos Santos (UNEB)
Profª. Drª Maria Aparecida de Oliveira Lopes (UFSB)
Profª. Drª. Marise de Santana (UESB)
Prof. Dr. Reinaldo José de Oliveira (UEFS)
Profª. Drª Ana Angélica Leal Barbosa – UESB (Coordenadora da mesa)
14h às 18h – Reflexões sobre a extensão no Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE
Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza – UESB
Prof. Esp. Idália Lino dos Santos – SEC-BA/ODEERE
Prof. Ms. Antonio Argolo da Silva Neto - ODEERE
Prof. José Luiz Souza de Jesus - ODEERE
Profª. Drª. Marise de Santana – UESB (Coordenadora da Mesa)

14h às 18h – Filme
Prof. Dr Edson Dias Ferreira - UEFS
Mestrando Gimerson Roque Prado Oliveira – PPGREC/UESB

Organizadores do Evento:
Profª. Drª. Marise de Santana (UESB)
Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza (UESB)
Prof. Dr. Edson Dias Ferreira (UEFS)
Profª. Drª. Ana Angélica Leal Barbosa (UESB)
Prof. Ms. Natalino Perovano Filho (ODEERE)
Profª. Ms. Hellen Mabel Santana Silva (ODEERE)
Prof. Ms. Antônio Argolo da Silva Neto (ODEERE)
Profª. Esp. Idália Lino dos Santos (SEC-BA)
José Luiz Souza de Jesus (ODEERE)
Ozeias Pires Silva (ODEERE)
Beatriz Rodrigues Lino dos Santos (ODEERE)
Prof. Pesq. Manoel da Silva Santana (ODEERE)
Antonia Ferreira de Souza (ODEERE)
Islaine Ramos Santos (ODEERE)
Eva Santos Machado (ODEERE)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ODEERE/UESB abre inscrições para os cursos de Extensão 2016

Aula de campo do curso de Extensão 2014 "Educação e Cultura Indígena" -
Olivença - Ilhéus/BA. Foto: Antonio Argolo
Por: Wellington Nery - ASCOM/UESB

O Órgão de Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-Brasileiras (Odeere) da Uesb, campus de Jequié, está com inscrições abertas para quatro cursos de extensão: Educação e Culturas Afro-Brasileiras; Didática para o Ensino de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras; Educação Quilombola e Gênero, Raça e Diversidade Sexual. Serão disponibilizadas 100 vagas para cada curso e os mesmos terão uma carga horária de 180 horas cada.

O curso de extensão em Educação e Culturas Afro-Brasileiras terá dez etapas e aulas mensais. O objetivo é desenvolver estudos sobre a história cultural de populações africanas e afro-brasileiras. O curso de extensão em Didática para o Ensino de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras será ministrado em nove etapas, com aulas mensais e tem por objetivo desenvolver entre os participantes atividades didático-metodológicas que contribuam para a melhoria e a profissionalização do processo ensino-aprendizagem de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras. O público-alvo são professores e pesquisadores que já concluíram o curso de extensão em Educação e Culturas Afro-Brasileiras.

Em parceria com o Núcleo de Estudos em Diversidade de Gênero e Sexual, o curso de extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual apresentará e discutirá sobre as interfaces entre gênero, raça e sexualidade considerando os processos normativos e normalizadores que produzem as diferenças e também as discriminações. É intuito também compreender os processos de violência que acometem as mulheres e a comunidade LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais) e desenvolver intervenções a fim de garantir o reconhecimento dos direitos humanos dessa comunidade. 

Já o curso de extensão em Educação Quilombola tem como objetivo desenvolver estudos sobre a história cultural de populações quilombolas e afro-brasileiras.

As inscrições para os cursos estão sendo feitas na sede do Órgão, localizado à Rua João Rosa, S/N, Pau Ferro - Jequié (Antigo Colégio Dom Climério de Andrade), das 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas. Ou também na sala do Odeere no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) Dalva de Oliveira Santos, das 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira. 

Os interessados de outras cidades deverão preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la anexada para o e-mail do Odeere. CLIQUE NESTE LINK PARA BAIXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO.