segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Stuart Hall, pai do multiculturalismo, morre em Londres

O Portal Correio Nagô anunciou o falecimento do sociólogo jamaicano Stuart Hall, 82 anos, nesta segunda-feira (10/02/2014).

Stuart Hall é considerado o pai do multiculturalismo e tornou-se um dos pensadores negros mais importantes, responsável pelas teorias sobre o campo cultural.

Entre seus livros têm atenção especial "Identidade Cultural na Pós-Modernidade" e "Da Diáspora: Identidade e Mediações Culturais". Nessas obras ele pontua, inclusive, algumas questões a respeito das representações das identidades culturais nas comunicações midiatizadas.

De acordo com Hall, a partir da interface dos mass media as relações entre tempo e espaço torna-se cada vez mais dinâmicas. Sendo possível acessar diferentes produções culturais de várias partes do mundo; por sua vez tornando o mundo mais próximo e instantâneo.

Esse poder de comunicação da mídia tende afetar as relações humanas e influi nas formas como as identidades culturais são construídas nas sociedade pós-modernas.

Stuart Hall também rebate os pensamentos reprodutivistas. Ele reconhece que a cultura são formas simbólicas e, como produtores, os seres humanos não são passivos diante das mensagens da mídia. Entretanto, admite que os meios de comunicações são aparelhos ideológicos, responsáveis pela manutenção do poder.

Sua mensagem mais importante se aplica ao uso democrático dos mass media. Concordo com Hall, que as identidades culturais excluídas precisam sair da condição de receptora para assumir o papel de protagonista. Destarte, é necessário se apropriar da mídia para difundir e reafirmar suas posições culturais.

Veja mais sobre Stuart Hall...

Antonio Argolo Silva Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário