quinta-feira, 17 de março de 2016

ODEERE/UESB convida a comunidade para a cerimônia de entrega do título de cidadã jequieense

O ODEERE/UESB convida a comunidade para participar da cerimônia de entrega do título de cidadã jequieense à Profa. Dra. Marise de Santana. A solenidade ocorrerá na segunda-feira (21/03), às 19:00, na Câmara Municipal de Vereadores de Jequié.

Marise de Santana é natural de Candeias/BA e atua, desde 1995, como professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Campus de Jequié.

Durante as suas intervenções nas disciplinas de Antropologia e Didática percebeu a necessidade de criar um grupo de pesquisa para discutir, entre outros assuntos, a Lei 10639/03. A referida legislação federal autoriza a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares.
Nesse sentido, em 2004 foi fundado o Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE/UESB. O órgão começou a oferecer vários cursos de extensão para atender a qualificação dos professores de Jequié e da região para lidar com a nova necessidade pedagógica. E, com isso, Jequié foi a primeira cidade baiana a implementar a Lei 10639 nas escolas da rede municipal. Esses argumentos ainda favoreceu ao projeto dos professores do antigo Colégio Duque de Caxias em transformá-lo em Escola Quilombola Dr. Milton Santos.
Atualmente o ODEERE oferece quatro cursos de extensão, um calendário de atividades voltado à cultura tradicional, à educação e à diversidade além de um curso de Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade.
 
Segundo a Profa. Dra. Marise de Santana essa homenagem de autoria do Vereador Pé Roxo (PT), a ser recebida na Câmara de Vereadores, se estende à todas as pessoas que, ao longo dos tempos, ajudaram-na a construir o ODEERE.
 
Portanto, fica reforçado o convite para nos fazermos presentes na sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores às 19:00 de segunda-feira (21/03).

Um comentário:

  1. Marise de Santana, que bom te conhecer, quase um (re)encontro! Odeerê: tudo de bom - desde O Caçador ao Mundo (òdé), a rua, o lado de fora; do transe às crianças e ao nosso espírito infantil!

    Malunga, como dissemos ontem (27.09.2018):

    "Negro e índio se amaram
    De cocares, meias-luas, enfeitados
    Luas-cheias e de prata
    Índio e negro, enfeitiçados
    (cúmplices) na Luta e Fé se misturaram!".

    Até já!
    Ademario Ribeiro (Payayá).

    ResponderExcluir