Teve início na sexta-feira passada, a abertura das atividades e das aulas de extensão do Odeere/Uesb, período 2012. O evento sempre se estende a partir do “Dia Internacional de Combate à Discriminação Étnica”, que é comemorado na data de 21 de março. Portanto, uma ocasião importantíssima para discutir os problemas e as políticas públicas voltadas à promover a igualdade racial, inserção do negro e das classes menos favorecidas na sociedade brasileira.
Pela manhã foi apresentada uma mesa de debate tendo como palestrante o Prof. Dr. Benedito Eugênio Gonçalves. Estiveram presentes professores, pesquisadores e estudiosos da temática, que discorreram sobre os desafios e possibilidades no combate à discriminação étnica, bem como acerca da importância do núcleo Odeere/Uesb no resgate da identidade e cultura negra. Também foi uma oportunidade para dar as boas vindas aos novos alunos não só de Jequié, mas de Vitória da Conquista, Ipiau, Jaguaquara, Ilhéus, Jitaúna e de muitas outras cidades que estão chegando para participar dos cursos do Odeere.
Destarte, a partir da tarde e durante todo o dia de sábado as atividades se concentraram nas aulas do curso de extensão em Educação e Culturas Afro-brasileiras e Didática para o Ensino de História e Culturas Afro-brasileiras e Africanas.
Como de costume foi ministrado o módulo “Linguagens Visuais e Cultura”, pelo Prof. Dr. Edson Dias Ferreira/UEFS, Prof. Ms. Antonio Argolo Silva. Neto/UEFS-PPGDCI e Prof. Manuel da Silva Santana/ODEERE. Objetivos do módulo: promover uma discussão acerca da imagem e sua correlação com as práticas pedagógicas e culturais. Culminância com as produções visuais e artísticas desenvolvidas a partir de fotografia, vídeo, origami e artes cênicas.
Durante a noite, o fechamento das atividades do Odeere culminou com a exibição de um vídeo onde a Professora Drª. Marise de Santana é entrevistada pelo programa Salto para o Futuro do núcleo de educação a distância do Ministério da Educação e Cultura (MEC) apresentado pela TV Cultura. e emissoras associadas. E finalmente os egressos do Odeere, turma 2011, recebem seus certificados de conclusão dos cursos de extensão e didática.
Texto: Prof. Ms. Antonio Argolo Silva Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário