Começou ontem à noite (12/02), no Centro de Cultura Olivia Barradas, cidade de Valença/BA, a Exposição Fotográfica “Subjetividades Poéticas no Caruru do Odeere”. O projeto foi idealizado pelos artistas Diego Santos Brito e Antonio Argolo e conta com uma mostra formada por cinquenta fotografias captadas no Caruru do ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas da UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
O Caruru do Odeere é uma festa acadêmica, marcada pelo simbolismo cultural e religioso, que acontece todos os anos, última semana de setembro, no Campus de Jequié - Bahia. A festa faz parte calendário cultural da região e atende as atividades pedagógicas dos cursos de Extensão em Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade do ODEERE.
Nossa exposição fotográfica tem como objetivo proporcionar aos observadores uma compreensão da linguagem poética do Caruru do Odeere enquanto resgate da cultura tradicional e instrumento pedagógico para a educação contemporânea.
Muito embora o festejo de Cosme e Damião seja uma prática iniciada na Europa, ela precede um simbolismo comum entre todas as culturas. Inclusive, é aqui no Brasil que essas comemorações adquirem um sentido próprio a partir da nossa construção cultural formada pelos africanos e indígenas.
Até porque o prato típico “caruru” foi uma criação africana e indígena, já apreciado no Brasil a partir do século XVI. Na Bahia e em outros Estados o caruru não só faz parte das tradições dos antepassados, mas também retoma a interpretação dos símbolos míticos: as crianças, os gêmeos, as cores, as formas de preparar e servir os alimentos, a participação coletiva, etc
Convidamos a população de Valença para visitar nossa Exposição Fotográfica entre os dias 12 a 29/02 no Centro de Cultura Olívia Barradas. Nos próximos meses a exposição estará em exibição nos seguintes espaços: 05 a 23/03 – Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) e 09 a 29/04 – Centro de Cultura ACM (Jequié).
O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Realização: Grupo de Estudos Linguagens Visuais, Memória e Cultura (PPGDCI-UEFS/UESB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário