quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mateus Aleluia será a atração de abertura dos eventos do Odeere/Uesb


Começa amanhã, 16 de novembro, o III Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas e da VIII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira. Os eventos marcam o calendário de culturas afro-indígenas do Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE/UESB) e se encerra no dia 20, quando se comemora o “Dia Nacional da Consciência Negra”.

Como sempre, a programação está configurada em mesas redondas, mostras de vídeos, minicursos, oficinas, palestras, apresentação de trabalhos, apresentações artísticas e conferências... Vinculadas em dez Sessões de Comunicação.

O cantor/compositor Mateus Aleluia – remanescente do Grupo  “Os Tincoãs” será a atração de abertura oficial dos eventos. Apresentando a conferência musicada “Falando e cantando com a ancestralidade”, na noite da sexta-feira, no Auditório Wally Salomão, UESB, Campus de Jequié.

Mateus Aleluia é natural da cidade de Cachoeira (Recôncavo baiano). É o único representante vivo da formação original do conjunto musical “Os Tincoãs”, um dos mais importantes grupos vocais negros que se destacaram no cenário nacional durante as décadas de 70 e 80. Entre suas canções de co-autoria estão “dois dois” e “cordeiro de Nanã”, esta incluída na trilha sonora da novela Senhora do destino, rede Globo. Juntamente com Carlinhos Brow compôs a canção “Maibê dandá” e desde 2010 apresenta um trabalho solo intitulado “Cinco sentidos”.

Essa é a segunda vez que Mateus Aleluia participa das atividades dos eventos do ODEERE. Isso reforça a credibilidade das discussões sobre educação, culturas e relações éticas que ODEERE promove em Jequié e região. Lembrando que a Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira é celebrada todos os anos desde 2005. Já o Encontro Estadual de Educação acontece a cada dois anos. Várias personalidades da cultura afro-brasileira já passaram por aqui. Entre elas, Luiza Bairros, atual Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade, na época ocupando a pasta de Secretária da SEPROMI.

Antonio Argolo
Coordenação de Comunicação dos Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário