sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Odeere, aqui a gente se vê



O trabalho com Linguagens Visuais, Memória e Cultura nos projetos Odeere, por mais de cinco anos, tem cumprido um papel importante no registro da participação afrodescendente em Jequié e região.

Ao longo desse tempo, realizamos várias produções em foto e vídeo a partir das imagens concebidas nos desfiles cívicos, nas viagens de campo, manifestações tradicionais, feiras livres... Essas experiênciasse ampliaram na construção de um acervo visual no contexto das atividades do Odeere.Mostrando-se eficaz para se pensar e resgatar a memória e cultura da matriz africana e estimular os professores dos cursos de extensão a utilizar as tecnologias geradoras de imagens na produção do seu próprio material didático.

Mediados pelo Prof. Dr. Edson Ferreira, Prof.Ms. Antonio Argolo e Prof. Manuel Dhemmys, tal expediente possibilitou novas aberturas e atualmente consagra a ideia de equipe, visando produzir multiplicadores. Foi com esse propósito que apresentamos o minicurso“Linguagens Visuais e Cultura: experiência com a produção de acervo voltado para educação das populações afro-brasileiras no Odeere”. Durante cinco dias, várias pessoas se incumbiram de registrar as atividades e montar uma produção visual para nos mostrar qual é a imagem dos eventos produzidos no âmbito Odeere/Uesb.

Sendo assim, cumpre-nos compartilhar parte desse acervo visual. Devido às inúmeras limitações algumas atividades não puderam ser contempladas. Entretanto, ficamos felizes como o resultado da nossa proposta e esperamos que nos próximos eventos possamos amenizar essa dificuldade.


Antonio Argolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário