terça-feira, 12 de julho de 2016

Luiza Bairros (ex-ministra da Igualdade Racial), deixa importante legado à população negra de todo o país

Luiza Bairros (terceira à esquerda) na abertura do
I Encontro de Educação/Jequié (2008). Foto: Prof. Patel
O Portal G1 acaba de publicar a morte da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza Helena de Bairros. Luiza morreu em Porto Alegre (RS) nesta terça-feira (12/07) em virtude de um câncer de pulmão.
A informação foi confirmada por lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) ligadas à ex-ministra, que se preparam para anunciar o velório e sepultamento.
Luiza Bairros foi ministra do governo de Dilma Rousseff entre os anos de 2011 e 2014, antes também contribuiu como Secretária da Promoção da Igualdade em Salvador. 
Em 2008, Luiza esteve presente em Jequié participando da mesa de abertura do I Encontro Estadual de Educação da Pertença Afro-Brasileira. O evento foi realizado pelo ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas da UESB. A sua presença foi importante para fortalecer a implantação da Lei 10.639 através do ODEERE nas escolas municipais de Jequié
Gaúcha de Porto Alegre, Luiza mudou para a Bahia após ter contato como o Movimento Negro Unificado. Era mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em sociologia pela Michigan State University. O seu falecimento deixa uma grande lacuna para as discussões sobre as ações destinadas à população negra de todo o Brasil.

2 comentários: