segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Inscrições abertas para a X Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira

O Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere/Uesb) abriu inscrições para a X Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, que será conjunta com os projetos VI Simpósio de Relações Etnicorraciais e Educação & I Encontro do Programa Arte Circense em Movimento

O evento será realizado na Uesb, entre 16 a 20 de novembro de 2014, tendo como tema “10 anos do ODEERE: ensinando, pesquisando e articulando com a comunidade”. E nosso público-alvo são os professores, pesquisadores e profissionais da educação; discentes da educação básica, graduação e pós-graduação; docentes do ensino superior; e pessoas interessadas na temática. 

Já estão abertas as inscrições para ouvintes até 10/11/2014. As inscrições de resumo expandido, para apresentação de trabalhos, vão até 11/10/2014 e precisa estar nas normas disponíveis no site do evento e serem enviados ao e-mail: encontroodeere@gmail.com. Também há inscrições para monitoria e a ficha pode ser solicitada ao acessar o site.

As propostas de trabalhos 
Está prevista uma programação como mesas redondas, debates, entretenimento, rodas de conversas, minicursos, oficinas, exposições de fotos, apresentações de trabalhos e de audiovisual e lançamento do Congresso Estadual dos Pesquisadores Negros (que será realizado em Jequié em 2015). 

Nossas atividades vão ser norteadas pelos seguintes Grupos de Trabalhos (GT):

GT 01 – Etnicidade, Memória e Educação - Abarca estudos e pesquisas que se relacionem com as relações étnicas no campo educacional, tais como: relações étnicas na sala de aula e na formação docente; ações afirmativas; educação escolar quilombola.

GT 02 – Linguagens visuais e culturas: imagem,  comunicação, artes, moda e corpo - Engloba estudos realizados na interface das Linguagens visuais com as culturas, particularmente as afro-brasileiras e indígenas.

GT 03 – Etnias, Gênero e Diversidade Sexual - Trabalhos que se abordem a interface etnias, gênero e sexualidades, tais como: relações de gênero e sexualidades nos espaços formais e não-formais; teoria queer;  homoafetividades, transsexualidades, travestilidades; gênero/sexualidades e literaturas.

GT 04- Memória, oralidade, saberes e práticas Afro-brasileiras, indígenas, 
e terreiro - Discussões que tomem como objeto as experiências situadas na transição do século XIX para o XX, manifestações e práticas culturais que guardem em si sentidos atribuídos à memória da escravidão e práticas culturais que façam alusão a tais contextos; os saberes e práticas presentes nos terreiros, quilombos, grupos indígenas.

Maiores informações: 
Odeere/Uesb, rua João Rosa, s/nº (antigo Colégio Dom Climério), Pau Ferro, Jequié – Bahia.  Tel.: (73) 3526 2669. E-mail: encontroodeere@gmail.com.








Nenhum comentário:

Postar um comentário