domingo, 15 de novembro de 2015

Falta apenas 1 dia para o início do V CBPN

Começa segunda-feira (16/11) o V CBPN – Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, um evento organizado pelo ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas e pela APNB – Associação Baiana de Pesquisadores Negros. A intensão é reunir pesquisadores de toda a Bahia e também de várias regiões do país, bem como professores, estudantes, movimentos negros e pessoas da comunidade.

O congresso coincide com as tradicionais atividades do ODEERE/UESB, realizadas nos dias 16 a 20/11: X Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas & o II Seminário do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade.

A abertura oficial está marcada para a noite, 18:30, no Centro de Cultura ACM, e terá a participação musical com Mateus Aleluia, componente do antigo grupo “Os Tincoãs”. Nos demais dias as atividades prosseguirão com GTs, palestras, oficinas, minicursos, mostras de fotografias/vídeos, lançamento de livros, apresentações artísticas, etc.

Por que Jequié foi escolhido para sediar o V CBPN
Para a Profa. Marluce Macedo (presidente da APNB), a realização do V CBPN em Jequié representa mais um esforço de ampliação dos diálogos e das parcerias realizadas pela APNB, com pesquisadoras/es sobre temáticas negras, com as Universidades e outras Instituições interessadas nas problemáticas étnico-raciais. Neste sentido, a presença da UESB e mais particularmente a ação do ODEERE foi fundamental para que o congresso aconteça nesta cidade, já que se encontra instaurada uma tradição de pesquisa sobre as populações negras e de ações efetivas que alargam o resultado destas pesquisas para além dos muros da universidade.

A escolha da cidade para sediar este congresso, deve-se ainda a presença de intelectuais/pesquisadores(as) negros(as), comprometidos e participantes da APNB, em consonância com o objetivo desta Associação de reunir pesquisas e estudos sobre as trajetórias histórico-culturais das populações negras nas diversas regiões desse estado, interiorizando a sua ação política/acadêmica, conforme rege o seu estatuto.

Expectativa da APNB sobre o congresso
Ampliar o diálogo entre pesquisadores e instituições de pesquisas da Bahia, bem como com os Movimentos Negros de forma geral que atuam no campo de debate sobre as relações etnicorraciais, a partir de ações intercomunicativas com diferentes lugares, instituições e sujeitos que conformam o cenário da pesquisa sobre as populações negras.

A expectativa é reunir pesquisadores(as) negros(as), de diferentes áreas de conhecimentos, de diferentes regiões da Bahia e outros lugares, realizando um importante Congresso, que visa dar visibilidade e intercambiar os conhecimentos produzidos por estes(as), buscando ampliar os espaços para o debate de suas pesquisas, propostas e reivindicações. Também objetiva ampliar um debate que fortaleça a luta contra as desigualdades raciais a nível local e regional, na perspectiva do crescimento e atendimento das nossas demandas no fazer cotidiano das instituições de ensino da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário