sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Reportagem da Rádio Povo AM faz debate com palestrantes do V CBPN no Dia da Consciência Negra

Hoje (20/11) é o Dia da Consciência Negra. A data é celebrada em todo o país pela morte de Zumbi dos Palmares, marco da resistência negra, afrodescendente.
Anteriormente o negro era lembrado em 13 de maio, data em que se atribuía o crédito à corte portuguesa e aos intelectuais brasileiros pela assinatura da lei que preconizou a libertação dos escravos. Ao deslocar esse marco para o Dia da Consciência Negra (20) o momento passou a representar o verdadeiro sentido dos seus protagonistas: elegendo o negro, sua resistência, luta e história.
No dia de hoje o ODEERE finaliza mais uma semana de discussões voltadas para a temática através do V CBPN e dos eventos correlatos. As atividades ocorreram durante manhã e tarde, pela noite ocorrerá o fechamento dos eventos.
Também pela manhã os professores, líderes de movimentos negros da Bahia e os organizadores do eventos conderam uma entrevista temática na Rádio Povo AM. Na oportunidade a jornalista Juciara Oliveira esteve entrevistando os Professores: Edson Ferreira (UEFS), Marluce Macedo (presidente da APNB), Nilo Rosa (coordenador do MNU), Vânia Oliveira (coordenadora de cultura da UESB), Antonio Argolo (coordenador da Extensão do ODEERE) e Leda Ornelas (UFBA).
A entrevista de hoje foi iniciada desde ontem quando o jornalista Sérgio Monteiro, da Rádio Povo AM, esteve presente na UESB com flashes ao vivo sobre o V CBPN. Na oportunidade o cineasta jequieense Antonio Olavo também falou à Rádio Povo sobre a sua vinda a Jequié. Inclusive, destacando o recente lançamento no congresso do seu último vídeo documentário "A cor do trabalho".








Nenhum comentário:

Postar um comentário