domingo, 22 de novembro de 2015

Jequié encerra atividades do V CBPN no Dia da Consciência Negra

Mulheres homenageadas no V CBPN: Tereza Brito (notório saber), Mãe Lea
(candomblé), Eliete Freitas (educação quilombola), Marise de Santana
(academia) e Josildeth Gomes Consorte (homenagem especial)
Na última sexta-feira (20/11), o Dia da Consciência Negra foi marcado pelo encerramento da quinta edição do Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (V CBPN). O evento aconteceu durante uma semana no Campus da UESB, em Jequié, e recebeu mais de 900 inscrições. Isso incluiu as apresentações de trabalhos de toda a Bahia, de vários Estados brasileiros e também dos países da América Latina e do continente africano.
O Congresso foi realizado pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE) e pela Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB). De acordo com os organizadores, o V CBPN foi muito importante ao possibilitar a reunião e o debate de vários pesquisadores, que lidam com a temática relacionada à população negra e às relações étnicas. Sobretudo as políticas voltadas ao combate à discriminação e às desigualdades étnico-raciais, bem como a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que preconiza o uso dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e indígena, nos currículos da educação fundamental e básica.
Na oportunidade, o ODEERE/UESB, representado pela Profa. Dra. Marise de Santana, agradeceu a todos os presentes, à comunidade, à imprensa, aos colaboradores, aos professores, aos alunos e aos pesquisadores pelo acolhimento do Congresso e pela riqueza de produções apresentadas.
Para quem já conhece os eventos realizados pelo ODEERE, com certeza, não estranhou o volume de atividades formadas por 15 GTs, minicursos, oficinas, mostras teatrais e de vídeo/fotografia. Isso indica que, ao longo de uma década de fundação, o órgão tem sido importante para fortalecer as discussões e afirmar a identidade negra nas suas atividades de pesquisa, extensão e ensino. Isso tem sido reforçado com a recente implantação do Mestrado em Relações Étnicas e contemporaneidade (PPGREC).
As atividades do V CBPN foram iniciadas na segunda-feira (16), no auditório do Centro de Cultura ACM. Além das palestras e mostras teatrais realizadas pelos alunos da UESB também aconteceu uma apresentação musical com Mateus Aleluia – antigo integrante do grupo “Os Tincoãs”.
No último dia foi realizada uma solenidade em homenagem às mulheres, eleitas pelas comissões organizadoras, devido às contribuições nas atividades voltadas à cultura e educação afro-brasileiras de vários locais da Bahia: Tereza Rodrigues Brito (notório saber/Ibiassucê), Mãe Lea (candomblé/Gangogi), Eliete Freitas da Rocha (educação Quilombo Santo Inácio/Ibiassucê), Dra. Marise de Santana (academia/UESB) e Dra. Josildeth Gomes Consorte (homenagem especial/PUC-SP).
Em Jequié ainda aconteceu uma eleição para compor a nova diretoria da APNB e definir a nova sede do Congresso.
Foi eleita a chapa única, encabeçada pelo Prof. Nilo Rosa (UEFS) como presidente e da Profa. Maria Aparecida (UFSB) como vice-presidente. O local escolhido foi a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/Porto Seguro) e o evento ocorrerá naquela instituição em 2017.
Diretoria da APNB, eleita para a gestão 2016-2017. Presidente
Prof. Nilo Rosa (primeiro a direita), vice Profa. Maria Aparecida -
UFSB (quinta pessoa ao centro)

Apresentação tradicional de cultura afro - Itagi


Nenhum comentário:

Postar um comentário